iStockphoto Cada pessoa tem até 5 milhões de pelos espalhados pelo corpo. Não seria mais fácil não ter nenhum? |
Os mamíferos têm um mecanismo interno chamado termorregulação, que permite que o cérebro ajuste a temperatura dentro de seus corpos. Mas há limites para essa variação e, para os humanos, essa variação é mais limitada na ponta mais quente da escala. Se sua temperatura interna aumentar mais que uma dúzia ou mais de graus, você provavelmente morrerá. Para evitar que seu corpo superaqueça, você transpira. Mas para que a transpiração faça seu trabalho, resfriando o corpo pela evaporação, não pode haver muito pelo grosso no caminho. A maioria dos adultos têm cerca de 5 milhões de pelos pelo corpo. Isso é um número excessivo, mas o tamanho curto do pelo, e a estrutura fina facilitam nossa reação transpirar-resfriar. Essa capacidade de suportar o aquecimento possibilitou aos humanos migrar, 1,7 milhão de anos atrás, das áreas cobertas por árvores para as savanas abertas na África.
Humanos mantiveram cachos abundantes no topo de suas cabeças para proteção. Isso faz sentido, já que a cabeça é uma das principais partes do corpo que é está constantemente exposta ao sol. isso significa que há uma quantidade maior de calor e radiação que a atinge diretamente.
Saindo da cabeça e indo para o rosto, você encontra a maior diferença na cobertura de pelos entre os sexos. Os homens têm pelos faciais mais grossos e pelo no peito, graças aos hormônios chamados andogenos. A raiz dessa disparidade dos sexos tem a ver com a seleção natural. À medida que o homem evoluiu, a quantidade geral de pelo no corpo humano diminuiu. E com isso, os humanos com menos pelo no corpo provavelmente se tornaram mais capacitados a sobreviver, o que, por sua vez, fez disso uma característica desejável. Homens tinham mais poder em selecionar parceiros do que as mulheres, o que pode ter levado ao aumento da falta de pelos nas mulheres.
E por falar em acasalamento, os pelos do corpo também podem ter um papel importante na atração sexual. Em nível superficial, algumas pessoas podem preferir parceiros com madeixas longas, curtas ou encaracoladas. Biologicamente, as áreas com pelos mais grossos nas axilas e genitais dos humanos estão, provavelmente, relacionadas com a seleção natural. Ambas as áreas são lugares de órgãos que liberam odores (suor) chamados glândulas sudoríparas. Os compostos aromáticos que as glândulas emitem são únicos para cada pessoa e podem ajudar a atrair membros do sexo oposto, como os feromônios em outros animais. Os pelos dessas áreas retêm e amplificam esses odores, como amplificadores que aumentam o canto de sereia que seu corpo emite para atração.
Mas se esse componentes não forem suficientes para pescar o seu benzinho, talvez você possa criar um novo entusiasmo com um novo corte, uma nova cor, uma permanente ou um penteado. Quando se trata de pelos no corpo, onde a evolução falhou, há sempre a segurança das lâminas de barbear, dos cremes depilatórios e do laser para remover tão poucos ou muitos dos pelos indesejados que quisermos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
nelson benjmim