segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Como manter os dentes brancos

Muitas pessoas têm complexos com a cor dos seus dentes. Embora o marfim, que tantos valorizam ao ponto de assassinar o respectivo portador, apresente uma tonalidade amarelada, nos humanos exibir dentuças brancas é que é. A questão é que a exposição a alimentos, bebidas (como chá, café, refrigerantes e vinho tinto) e ao fumo do tabaco propicia o escurecimento dos dentes, conferindo à pessoa um sorriso amarelo…

No entanto, existem medidas a tomar para se evitar ou combater o obscurecimento dos dentinhos.

A higiene é o primeiro passo. Lavar os dentes, utilizando uma escova de dureza média e uma pasta dentífrica branqueadora, depois de cada refeição e antes de ir para a cama é essencial. Todavia, antes deste procedimento há outro não menos importante: passar o fio dental. Faz sentido porque, durante a escovagem, vão ser removidos os detritos retirados pelo fio. Para além disso, é necessário escovar também a boca, uma vez que certos estudos indicam que a boca e língua albergam mais bactérias do que os próprios dentes.

Paralelamente, lavar ou, pelo menos, enxaguar os dentes logo após ter consumido alimentos ou bebidas susceptíveis de os manchar diminui o tempo de contacto, o que ajuda a prevenir o amarelecimento. Mas não era má ideia usar um canudo para beber os tais líquidos ofuscantes do brilho.



Uma outra dica, que diz mais respeito a como parecer que se tem os dentes brancos do que como realmente tê-los, assenta no uso de batom refulgente azul ou cor-de-rosa, que permite a ilusão do contraste, ao invés dos tons alaranjados ou acastanhados.

O chá verde comum reduz a criação de placas bacterianas e auxilia na prevenção da formação de ácidos que levam ao desgaste dos dentes. Tal como mascar pastilha elástica nos 20 minutos subsequentes às refeições estimula a produção de saliva, que contribui para a neutralização dos ácidos formados no interior da boca, que iriam ter um efeito erosivo nos dentes.
A vitamina C, presente em alimentos naturais como a laranja e o limão, ajuda a pugnar a bactéria ocasionadora de gengivites, aportando, deste modo, mais saúde para a boca. 1000 Mg por dia é a dose recomendada para este fim. Não obstante, não se deve lavar os dentes imediatamente depois de ingerir alimentos cítricos, pois o ácido neles contidos diminui, temporariamente, a protecção natural do esmalte, ficando o dente vulnerável ao desgaste no decorrer da escovagem.

Finalmente, há que fazer visitas periódicas (duas vezes por ano) ao dentista para efectuar limpezas aos dentes e aferir acerca da necessidade de um retoque no branqueamento, sobretudo se se é grande consumidor dos “inimigos” mais declarados. Havia de ser giro o elefante estar com estes cuidados todos… O fio dental teria de ser mais uma “corda dental”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nelson benjmim