quinta-feira, 7 de setembro de 2017

DICAS PARA QUEM VAI INICIAR AS AULAS DE NATAÇÃO

A natação é um dos esportes mais completos que existem. Além de trabalhar todos os músculos do corpo, auxiliando também na saúde, ela proporciona bem-estar e eleva a autoestima de quem mantém a pratica regularmente. Ou seja, éuma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar, jáque a atividade érealizada dentro da água. E o melhor: as aulas de natação são para todas as idades, inclusive bebês!




Mas para aqueles que desejam iniciar as aulas de natação, aproveitando todos os benefícios que o esporte tem a oferecer, algumas dicas são fundamentais para que o aluno tire o melhor proveito de tudo! Confira:

ESCOLHA O EQUIPAMENTO IDEAL

Um bom equipamento faz toda a diferença durante a aula de natação, contribuindo para um melhor desempenho do aluno e tornando a atividade ainda mais prazerosa. Para os iniciantes, inclusive, acertar na escolha é ainda mais importante porque o material adequado ajuda a focar nos primeiros movimentos.

Traje –  Escolha maiôs e sungas que não sejam muito justos ao corpo e que oferecem pouco atrito. Além disso, opte por um material bastante resistente à corrosão de cloro e sal.
Touca –  De preferência, que ela seja de silicone. Ela ajudará a segurar seu cabelo e o protegerá do contato com o cloro e o sal. Além disso, vale destacar que para as crianças as toucas de pano são mais confortáveis.
Óculos – Os óculos devem oferecer conforto e proteção. Por isso, opte por aquele que melhor se encaixa ao seu rosto e que não precise apertar demais.
ANTES DO TREINO: AQUECIMENTO

Durante 10-15 minutos, antes de começar seu treino, nade de forma suave, com técnica e baixa intensidade. Assim, você estará contribuindo para aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos e a lubrificação das articulações.

DEPOIS DA AULA DE NATAÇÃO: ALONGAMENTO

Alongamentos são indicados ao final dos treinos, pois, neste momento, os músculos estarão fadigados e precisando de relaxamento. É importante que não seja um alongamento realizado de forma excessiva ou que venha a sentir dor, pois pode causar lesões na musculatura. Sendo assim, após o término da atividade, reserve um tempinho e realize alguns exercícios de alongamento, de forma confortável.

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para alcançar bons resultados durante e após as aulas de natação.

Antes da aula de natação – Uma a duas horas antes do treino, dê prioridade a ingestão de água e carboidratos (evite o consumo de gorduras). Além disso, não se deve praticar exercício físico em jejum, pois pode haver um rendimento baixo e falta de energia. Opte por uma alimentação mais leve, como um sanduíche natural, uma fruta ou iogurte.
Durante a aula de natação – Há riscos de desidratação durante a prática do exercício, afinal, atletas de esporte aquático tem pouca percepção da sensação de sede. Por isso, deixe uma garrafa de água à beira da piscina e beba sempre nas pausas do treino. Acrescentar o carboidrato adia o cansaço e prolonga a atividade. Desta forma, você pode utilizar bebida esportiva que contém carboidratos e sódio, por promover maior absorção de água e glicose, repondo as perdas pelo suor.
Após a aula de natação – Depois de gastar muita energia na piscina, procure consumir alimentos que contenham carboidratos, lipídeos e proteínas, para repor esses nutrientes perdidos durante o exercício e promover a sua recuperação muscular.

nelsonmanuelbenjamim

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO NO AUTISMO



nelsonmanuelbenjamO autismo é um transtorno global do desenvolvimento de acordo com o CID-10 que é o Código Internacional de Doenças. Manifesta-se antes dos três anos. Segundo a Associação Americana de Autismo (ASA-American Society for Autism) a cada mil nascimentos ocorrem dois casos.



A pessoa autista apresenta dificuldades em interação social, na comunicação e atenção restrita, assim como, movimentos repetitivos. O trabalho com a criança autista não é fácil, pode-se dizer que é um desafio, porém não é impossível de ser realizado e os resultados são perceptíveis e fantásticos de se acompanhar. Desde crianças, assim como as outras, necessitam e devem ter estimuladas as percepções, o desenvolvimento motor, o cognitivo já que podem apresentar deficiência mental associada, assim como o contrário é verdade. Existem casos de autistas superdotados.



A natação é uma das atividades físicas que desenvolve um trabalho corporal completo. Sendo assim, oferece possibilidades de estímulos e desenvolvimento necessários à pessoa autista. Através de músicas, brinquedos e demais objetos utilizados em aula, claro que cada um no tempo e exercício certo, fica mais fácil para conseguir sua atenção e executar um trabalho excelente com ele, visto que, uma das dificuldades do autista é a organização espaço temporal.



Para exemplificar, como as aulas de natação influenciam na percepção espaço tempo do autista, em seu primeiro dia de atividade o professor mostra ao aluno o local onde os dois irão nadar. Ensina a ele por onde e como entrar e/ou sair, utiliza os objetos para o desenvolvimento de cada exercício e incentiva-o a guardar cada um em seu local. Esta é uma forma de organização que começa dar um norte ao aluno. Uma vez gravadas estas informações o professor precisa tomar cuidado com mudanças futuras.



Então, não devemos encarar a natação como simplesmente técnicas de nado, pois ela engloba muito mais do que isto. Há a preocupação da adaptação ao meio líquido, o desenvolvimento motor de maneira lúdica, o nado de sobrevivência, sem falar da fonte de conhecimento corporal que esta atividade física é. A criança irá aprender a se deslocar pela piscina e terá certa independência na água refletindo assim no seu dia-a-dia. O trabalho todo feito com o autista precisa ter o objetivo de desenvolver o máximo a independência da criança com este transtorno global.



É preciso salientar a importância do trabalho olho no olho com o autista, pois ele apresenta déficit de atenção e se o professor não se fizer ser entendido, seu esforço de nada adiantará. Uma vez conseguido com que o aluno perceba você, ele provavelmente executará todas as atividades proposta. Este é um momento de grande conquista e avanço para ele. Professores e família, esta mais ainda precisa vibrar, participar e entender que qualquer movimento que ele consiga fazer, por mais simples que seja já é um grande passo e todos devem partilhar disto. O simples ato de mergulhar o nariz já é uma grande realização para esta criança. Feito este merecedor de aplausos e incentivos. Incentivo! Esta é uma das maneiras de se reforçar o quão seu aluno está indo bem e conseguir atingi-lo cada vez mais. Ao contrário do que muitos em nossa sociedade pensam, o autista tem sentimentos sim, mas encontra uma grande dificuldade em expressa-los. E assim como toda criança, gosta de ser elogiado e percebe quando fez algo certo ou “decepcionante”.



A natação, além de todos os benefícios motores e cognitivos trabalha também o lado social da criança. O autista não consegue abordar as pessoas com a mesma naturalidade que nós. Nesta atividade como se faz em um meio que a princípio o aluno não conhece, ele é obrigado a estabelecer uma relação de confiança com o professor. (Claro que o professor terá que se esforçar para conseguir esta relação). Sem contar que estará cercado de outras pessoas também praticantes ao mesmo tempo em que ele e muitas vezes estes “coleguinhas” irá abordá-lo em aula, sem muito sucesso inicialmente, mas alcançando algum resultado futuro.



Outra função da natação é a de atividade relaxante. O autista pode apresentar crises de auto agressão ou agressão aos outros. Mas isto acontece somente se for irritado ou ocorrer mudanças bruscas em sua rotina. Nas aulas de natação este aluno terá oportunidade de aliviar suas tensões, pois por si só a água já é prazerosa, com as práticas realizadas de forma lúdica e contínua o resultado é melhor ainda. Situações de relaxamento que podem ocorrer em aula: tocar, deitar, deslizar, mergulhar, jogar água para cima, brincar de bater na água para fazer com que espirre por todo o lado.



Enfim, é uma prática esportiva que trás inúmeros benefícios a clientela autista, porém ainda não é de conhecimento de todos. E não podemos deixar que estas pessoas sejam privadas de algo tão prazeroso e importante a elas. Pois isto ocorre somente por nossa sociedade ainda não ter conhecimento destas informações tão necessárias até mesmo para evitar a segregação ou a super – proteção destas pessoas que em ambos os casos prejudicam o desenvolvimento global delas.im