quinta-feira, 7 de setembro de 2017

DICAS PARA QUEM VAI INICIAR AS AULAS DE NATAÇÃO

A natação é um dos esportes mais completos que existem. Além de trabalhar todos os músculos do corpo, auxiliando também na saúde, ela proporciona bem-estar e eleva a autoestima de quem mantém a pratica regularmente. Ou seja, éuma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar, jáque a atividade érealizada dentro da água. E o melhor: as aulas de natação são para todas as idades, inclusive bebês!




Mas para aqueles que desejam iniciar as aulas de natação, aproveitando todos os benefícios que o esporte tem a oferecer, algumas dicas são fundamentais para que o aluno tire o melhor proveito de tudo! Confira:

ESCOLHA O EQUIPAMENTO IDEAL

Um bom equipamento faz toda a diferença durante a aula de natação, contribuindo para um melhor desempenho do aluno e tornando a atividade ainda mais prazerosa. Para os iniciantes, inclusive, acertar na escolha é ainda mais importante porque o material adequado ajuda a focar nos primeiros movimentos.

Traje –  Escolha maiôs e sungas que não sejam muito justos ao corpo e que oferecem pouco atrito. Além disso, opte por um material bastante resistente à corrosão de cloro e sal.
Touca –  De preferência, que ela seja de silicone. Ela ajudará a segurar seu cabelo e o protegerá do contato com o cloro e o sal. Além disso, vale destacar que para as crianças as toucas de pano são mais confortáveis.
Óculos – Os óculos devem oferecer conforto e proteção. Por isso, opte por aquele que melhor se encaixa ao seu rosto e que não precise apertar demais.
ANTES DO TREINO: AQUECIMENTO

Durante 10-15 minutos, antes de começar seu treino, nade de forma suave, com técnica e baixa intensidade. Assim, você estará contribuindo para aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos e a lubrificação das articulações.

DEPOIS DA AULA DE NATAÇÃO: ALONGAMENTO

Alongamentos são indicados ao final dos treinos, pois, neste momento, os músculos estarão fadigados e precisando de relaxamento. É importante que não seja um alongamento realizado de forma excessiva ou que venha a sentir dor, pois pode causar lesões na musculatura. Sendo assim, após o término da atividade, reserve um tempinho e realize alguns exercícios de alongamento, de forma confortável.

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para alcançar bons resultados durante e após as aulas de natação.

Antes da aula de natação – Uma a duas horas antes do treino, dê prioridade a ingestão de água e carboidratos (evite o consumo de gorduras). Além disso, não se deve praticar exercício físico em jejum, pois pode haver um rendimento baixo e falta de energia. Opte por uma alimentação mais leve, como um sanduíche natural, uma fruta ou iogurte.
Durante a aula de natação – Há riscos de desidratação durante a prática do exercício, afinal, atletas de esporte aquático tem pouca percepção da sensação de sede. Por isso, deixe uma garrafa de água à beira da piscina e beba sempre nas pausas do treino. Acrescentar o carboidrato adia o cansaço e prolonga a atividade. Desta forma, você pode utilizar bebida esportiva que contém carboidratos e sódio, por promover maior absorção de água e glicose, repondo as perdas pelo suor.
Após a aula de natação – Depois de gastar muita energia na piscina, procure consumir alimentos que contenham carboidratos, lipídeos e proteínas, para repor esses nutrientes perdidos durante o exercício e promover a sua recuperação muscular.

nelsonmanuelbenjamim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nelson benjmim