quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O que causa sarna na pele?

A sarna – também chamada de escabiose – não é causada por fungos. Na verdade é uma doença parasitária, causada por uma ÁCARO chamado Sarcoptes scabiei. A sarna que atinge o ser humano é diferente da sarna dos cães. No entanto, existe uma variação do ácaro que pode ocorrer nos cães e contaminar pessoas. É melhor prevenir. O ditado popular: “Fulano está arrumando sarna para se coçar. ” não é à toa. O principal sintoma desta doença é a coceira intensa e intolerável que ela causa.
Se você acha que a sarna se associa exclusivamente à falta de higiene, enganou-se. Para se pegar sarna, basta ter contato com uma pessoa com o problema. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto de pessoa para pessoa ou animal. Roupas contaminadas também são transmissoras. O ácaro vive dentro da camada superficial da pele cavando túneis onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.
Os túneis geralmente não são visíveis pois com o ato de coçar, a escoriação causada na pele esconde estas formações. O que se encontra na maioria dos casos é pequenos pontos escoriados ou recobertos por crostas em consequência da coceira. É possível a infecção secundária destas lesões com surgimento de pústulas e crostas amareladas. A exposição é mais comum em casas de repouso, asilos de velhos, hospitais e creches. A escabiose também pode ser transmitida no ambiente domiciliar e por contato sexual. Normalmente, para diagnosticar é feita uma raspagem na pele em busca dos ácaros, seus ovos ou fezes.
Roupas infestadas com ovos e adultos!
Imagem de Microscopia eletrônica, mostrando os ácaros na pele.
————————————————-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nelson benjmim