sábado, 16 de julho de 2011

Saiba como se preparar para treinar no frio

A baixa umidade do ar resseca a pele, lembra a dermatologista Denise Barcelos, da Sociedade de Dermatologia. Após os exercícios, ela recomenda evitar banho quente demais e muito sabonete, porque este hábito remove a camada de gordura da pele. Reduza a temperatura e prefira sabonetes líquidos, suaves e neutros, e capriche na hidratação.
Nos nadadores, substâncias usadas nas piscinas podem causar dermatites e rachaduras, principalmente se a pele estiver ressecada. E Denise lembra que não se deve esquecer o filtro solar, porque, apesar do tempo nublado, a radiação chega. Ela sugere ainda usar máscara revitalizante e hidratante uma vez por semana e óleos corporais, que formam camada protetora.
Para os cabelos, vale usar agentes reparadores e produtos que protejam o ressecamento dos fios, principalmente as pontas, evitando que fiquem quebradiços. Abusar de bonés e capacetes favorece aparecimento de fungos, e o mesmo pode ocorrer nos pés. Usar talco antisséptico e alternar o tênis ajuda.
O ar seco e a poluição causam maior irritação das vias aéreas superiores. Por isso, é preciso prestar atenção à hidratação, molhando a boca ou ingerindo algum líquido, mesmo em pequena quantidade, a cada 5 ou 10 minutos de atividade. Isso umidifica o ar respirado, reduzindo a irritação provocada pelo clima do inverno, diz o personal trainer Carlos Klein, da equipe Movimente-se.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nelson benjmim